Pós Graduação

Arquitetura em Madeira
Projeto e Tecnologia

  • DATA
    Inscrições: até 2 de fevereiro de 2024
    Matricula: de 2 a 8 de Fevereiro de 2024
    Início das aulas: 8 de Março de 2024

    Desconto de 20% na mensalidade para os 5 primeiros matriculados, associados do Núcleo da Madeira
    *através do site do IPT
  • LOCAL

    IPT, São Paulo, SP

Arquitetura em madeira

Para quem? 

Arquitetos graduados em Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado) e graduados em áreas afins como Engenharia e Design de produto. Posiciona-se como um curso de especialização lato sensu para quem não tem a intenção de realizar um curso de pós-graduação stricto sensu – um mestrado ou doutorado – desejando dar continuidade em seu processo de formação universitária, ou na atualização de sua capacidade técnica e de linguagem arquitetônica. 

Por quê? 

A construção em madeira constitui-se hoje na mais progressiva forma de desenvolvimento tecnológico dentro da cadeia construtiva no mundo desenvolvido. A madeira é o único material renovável dessa cadeia, o de menor impacto ambiental e a mais sustentável tecnologia com baixo consumo energético e menor geração de resíduos. 

O uso intensivo e nobre da madeira tem revolucionado os sistemas industrializados da construção civil e formado toda uma indústria especializada em torno dessas tecnologias. O Brasil possui o maior estoque potencial de matéria prima explorável em condições sustentáveis no planeta, e possui um dos mais sinistros índices de desperdício e uso aético entre os países produtores. Soma-se a isso a completa desinformação em todos os setores da cadeia. 

Atualmente, não existe formação superior específica e nem mesmo especialização na área nas escolas brasileiras, que possa suprir e formar uma geração de arquitetos, projetistas, designers e professores capazes de orientar e produzir uma linguagem própria e responsável. Um curso de especialização na área é a forma mais eficiente de introduzir uma primeira geração aos novos conceitos e prepará-la para futuros processos investigativos de pesquisa, acadêmica ou industrial, que nortearão as políticas educacionais dentro dos currículos superiores, além de formar profissionais capacitados à introdução progressiva do uso da madeira em todos os níveis da cadeia. 

O que você vai aprender? 

Fomentar a formação continuada de arquitetos, engenheiros, educadores e técnicos especialistas no uso da madeira na construção civil, de forma nobre e intensiva, com visão tecnológica contemporânea e industrializada. Capacitá-los a conceber, experimentar e construir projetos de edificações em madeira dentro de concepções contemporâneas. 

Como ensinamos? 

O curso tem foco na prática projetual, construtiva e investigativa, em que as disciplinas teórico-conceituais se complementam por meio de atividades em oficina, propiciando a conexão entre teoria e prática, projeto e construção. Ao longo do ciclo de quatro semestres, será proposto e elaborado um projeto para a construção de uma estrutura temporária ou permanente, a ser desenvolvido como parte das disciplinas, contemplando o seu projeto, fabricação e montagem. Será realizado o acompanhamento sistemático da produção dos alunos a partir de seminários específicos e trabalhos, que serão analisados e avaliados por diferentes professores ao longo do programa. Workshops em grupo incrementam o processo de investigação de sistemas e sua viabilidade construtiva. O trabalho de conclusão de curso encerra o ciclo de avaliação do programa.

Informações gerais


Início 08 de março de 2024
Matrícula 2 a 8 de fevereiro
Encontros presenciais Dias 08 e 09 de março, 05 e 06 de abril, 03 e 04 de maio, 31 de maio e 1º de junho, 28 e 29 de junho.
Periodicidade: aulas online semanais de terças e quintas feiras (duas vezes/semana) e encontros presenciais mensais aos finais de semana (sextas-feiras e sábados).
Horário aulas online de terças e quintas das 19h00 às 22h30; e encontros presenciais mensais sextas das 14h30 às 18h00 e 19h00 às 22h30 e sábados das 8h30 às 12h00 e 13h00 às 16h30
Carga horária 408 h/a
Oferecimento anual

Local IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) – Av. Professor Almeida Prado, 532 – Prédio 56 – Térreo – Cidade Universitária – São Paulo / SP

Duração 24 meses

Outras informações, Andréa Valero – E-mail: cursos@ipt.br – Telefone: (11) 3767-4226

Objetivo Geral Fomentar a formação continuada de arquitetos, engenheiros, educadores e técnicos especialistas no uso da madeira na construção civil, de forma nobre e intensiva, com visão tecnológica contemporânea e industrializada.
Objetivo Específico Formar profissionais capazes de conceber, experimentar e construir projetos de edificações em madeira dentro de concepções contemporâneas.

Concepção do Programa O programa parte de um modelo de prática projetual, construtiva e investigativa onde as atividades em sala de aula, oficina e em estúdio se complementam para a compreensão das características únicas da madeira.

Público-Alvo Arquitetos graduados em Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado) e graduados em áreas afins como Engenharia e Design de produto.


Conteúdo programático

Disciplinas da área de História, Linguagem e Representação

01 [PHG] Construção em Madeira: Perspectiva Histórica Global CH: 32h/a
Abordagem das dimensões culturais da arquitetura em madeira a partir de uma visão histórica global, destacando a diversidade, tradição, linguagem, permanência e impermanência das mais diversas obras em diferentes contextos. Panorama histórico sobre o uso da madeira na arquitetura ao redor do mundo, abordando a evolução das tecnologias construtivas, tradicionais a contemporâneas.

02 [PHB] Perspectiva Histórica e da Produção Atual no Brasil CH: 32h/a
Panorama da produção brasileira da arquitetura em madeira sob uma perspectiva histórica complementada por apresentações de projetos contemporâneos pelos seus autores ao longo de seminários seguidos de análises e discussão de processos.

03 [MR] Meios de Representação CH: 32h/a
Introdução às formas de representação gráfica e tridimensional específicas da linguagem de projetos em madeira, estabelecendo pontes entre croquis, esquema estrutural, projeto de arquitetura, projeto estrutural, produção e montagem. Introdução à fabricação digital como linguagem e processo de pesquisa.


Disciplinas da área de Tecnologia de Projeto e Produção: Conceituação

04 [MPMO] Matéria Prima: Madeira como Opção CH: 32h/a
Compreensão da matéria prima sobre diversos aspectos: propriedades físicas, mecânicas e anatômicas; origem e manejo florestal; preservação e proteção; tipos de usos por espécies e linguagem.

05 [MPMC] Meios de Produção, Industrialização, Processos e Componentes CH: 32h/a
Introdução às técnicas e procedimentos de produção, desde a análise da matéria prima até a montagem final. Cada etapa produtiva possui variáveis que dependem do projeto, do local da obra, de custos, de tecnologia disponível e outras, que serão apresentadas com exemplos e material de apoio, complementadas por visitas a indústrias.

06 [DSCM] Desempenho de Sistemas Construtivos em Madeira CH: 32h/a
Introdução ao conceito de desempenho de edifícios: principais requisitos de desempenho, métodos de avaliação, critérios e níveis de desempenho. Análise dos requisitos, métodos e critérios de desempenho considerando as particularidades dos sistemas construtivos em madeira: segurança ao fogo; estanqueidade; desempenho higrotérmico; desempenho acústico; durabilidade e manutenibilidade. Avaliação do desempenho ambiental de sistemas construtivos de madeira, com o método de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), e análise dos aspectos ambientais relativos a produtos preservativos de madeira e retardadores de chama.


Disciplinas da área de Tecnologia de Projeto e Produção: Aplicação 

07 [MPM] Modelagem, Protótipos e Maquetes CH: 32h/a
A maquete é um instrumento fundamental de apoio ao projeto em madeira na medida em que a matéria prima é a mesma do produto final, aproximando o conceito da aplicação. A disciplina prevê a utilização das oficinas no desenvolvimento de modelos em diversas escalas com fins de experimentação e avaliação de produção, montagem e resistência dos materiais. Introdução a práticas de produção e fabricação digital com CNC e laser.

08 [CEM-E] Conceitos Estruturais em Madeira: Estabilidade CH: 32h/a
Disciplina introdutória ao pensamento projetual em madeira, através da análise de estruturas autoportantes em pequena escala, para a compreensão e aplicabilidade dos princípios estruturais abordados pelo curso. A exploração do diferencial de raciocínio projetual em estruturas de madeira está no uso mais apropriado das diversas alternativas de conexões entre elementos estruturais. Nesse módulo analisam-se também as propriedades das soluções tradicionais e das novas formas de conexão entre componentes construtivos em madeira, usando modelos customizados e componentes industrializados igualmente. Introdução à avaliação de comportamento digital de estruturas.

09 [CEM-D] Conceitos Estruturais em Madeira: Dimensionamento CH: 32h/a
Apresentação de conceitos fundamentais de Segurança das Estruturas aplicada às estruturas de madeira, Estados Limites e as bases da Norma Brasileira de Projeto de Estruturas de Madeira para o dimensionamento de elementos estruturais e de ligações. Essencial para a compreensão dos sistemas estruturais e das escolhas projetuais esse módulo aborda os conceitos formadores das estruturas em madeira analisando resistência, arranjos, conectores, detalhes e componentes de projeto (pilares, vigas, elementos compostos, seções variáveis e cascas).

10 [CEM-F] Conceitos Estruturais em Madeira: Forma CH: 32h/a
A arquitetura em madeira tem apresentado uma evolução tecnológica veloz, incorporando processos e recursos de concepção que são particulares e merecem análise dedicada. O desenvolvimento das formas arquitetônicas tem saído do padrão ortogonal, produzindo estruturas aliadas às tecnologias computacionais. Essa disciplina introduz a lógica e os princípios de ordem espacial unida à função estrutural por meio da compreensão da geometria dos caminhos de força. Poderão ser desenvolvidos pequenos modelos conceituais em oficina.

11 [DC] Detalhes Construtivos  CH: 32h/a
Análise e elaboração de detalhes, visando durabilidade, comportamento, resistência e adequação aos mais diversos sistemas e processos construtivos. Estudo de detalhes construtivos de projetos abordados nos seminários sobre arquitetura brasileira, bem como detalhes construtivos sobre questões especiais como estanqueidade, segurança ao fogo, isolamento acústico, proteção contra intempéries, etc.

12 [PI] Projeto Integrado CH: 56h/a
Estruturação, orientação e acompanhamento do trabalho de conclusão do curso. Metodologia científica aplicada, o projeto como pesquisa. Parâmetros para o desenvolvimento de monografia individual sobre temática de interesse dos alunos. Projeto coletivo de construção de uma estrutura efêmera ou permanente, a ser definida ao longo do curso, como parte integrante das disciplinas da área de Tecnologia de Projeto e Produção: Aplicação.

processo seletivo

A seleção dos candidatos obedecerá às seguintes etapas:

a. Inscrição on-line no site (envio de dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato); A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso.

b. Análise documental;

c. Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;

d. Em caso de aprovação, matrícula on-line e pagamento;

e. Entrega dos documentos. A coordenação do curso poderá realizar entrevistas individuais com os candidatos.

coordenação

Coordenador de Pós-Graduação Mônica Duarte Aprilanti
Coordenador Técnico Marcelo Aflalo
Coordenador IPT Ligia Ferrari Torella di Romagnano

corpo docente

Professores/Pesquisadores IPT
Antonio Fernando Berto – Engenheiro Civil, Mestre
Fernanda Belizário Silva – Engenheiro Civil, Mestre
Ligia Ferrari Torella di Romagnano – Ecóloga, Mestre
Luciana Alves de Oliveira – Engenheiro Civil, Doutora
Marcelo de Mello Aquilino – Físico, Mestre
Maria Akutsu – Física, Doutora
Takashi Yojo – Engenheiro Civil, Doutor

Professores externos

Eduardo Pereira Gurian – Arquiteto, Mestre
Guilherme Stamato – Engenheiro Civil, Doutor
Helio Olga de Souza Jr – Engenheiro Civil, Especialista
Marcelo Aflalo – Arquiteto, Especialista
Marcio Novaes Coelho Jr – Arquiteto, Doutor
Marcos de Oliveira Costa – Arquiteto, Mestre
Mônica Duarte Aprilanti – Arquiteta, Doutora
Roberto Alfredo Pompéia – Arquiteto, Doutor
Roberto Novelli Fialho – Arquiteto, Doutor

Professores assistentes

Caio Henriques Cintra – Arquiteto, Especialista
Gil Soares de Mello – Arquiteto, Especialista
Rodrigo de Souza Nazareth Giorgi – Arquiteto, Especialista