Pós Graduação

Arquitetura em Madeira

  • DATA

    Início em Agosto/2020     
  • LOCAL

    IPT, São Paulo, SP      

Arquitetura em madeira

Anunciamos o tão esperado curso de pós-graduação de Arquitetura em Madeira, o item mais requisitado pelos nossos associados,

Com inicio previsto pata março deste ano, terá 3 semestres de duração e será finalizado com uma construção coletiva de um espaço permanente. 

Algumas disciplinas poderão ser cursadas de forma independente, mas para a obtenção do título de Especialista, o aluno deve completá-los em até 2 anos.

 

Para quem? 

Arquitetos graduados em Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado) e graduados em áreas afins como Engenharia e Design de produto. Posiciona-se como um curso de especialização lato sensu para quem não tem a intenção de realizar um curso de pós-graduação stricto sensu – um mestrado ou doutorado – desejando dar continuidade em seu processo de formação universitária, ou na atualização de sua capacidade técnica e de linguagem arquitetônica. 

Por quê? 

A construção em madeira constitui-se hoje na mais progressiva forma de desenvolvimento tecnológico dentro da cadeia construtiva no mundo desenvolvido. A madeira é o único material renovável dessa cadeia, o de menor impacto ambiental e a mais sustentável tecnologia com baixo consumo energético e menor geração de resíduos. O uso intensivo e nobre da madeira tem revolucionado os sistemas industrializados da construção civil e formado toda uma indústria especializada em torno dessas tecnologias. O Brasil possui o maior estoque potencial de matéria prima explorável em condições sustentáveis no planeta, e possui um dos mais sinistros índices de desperdício e uso aético entre os países produtores. Soma-se a isso a completa desinformação em todos os setores da cadeia. Atualmente, não existe formação superior específica e nem mesmo especialização na área nas escolas brasileiras, que possa suprir e formar uma geração de arquitetos, projetistas, designers e professores capazes de orientar e produzir uma linguagem própria e responsável. Um curso de especialização na área é a forma mais eficiente de introduzir uma primeira geração aos novos conceitos e prepará-la para futuros processos investigativos de pesquisa, acadêmica ou industrial, que nortearão as políticas educacionais dentro dos currículos superiores, além de formar profissionais capacitados à introdução progressiva do uso da madeira em todos os níveis da cadeia. 

O que você vai aprender? 

Fomentar a formação continuada de arquitetos, engenheiros, educadores e técnicos especialistas no uso da madeira na construção civil, de forma nobre e intensiva, com visão tecnológica contemporânea e industrializada. Capacitá-los a conceber, experimentar e construir projetos de edificações em madeira dentro de concepções contemporâneas. 

Como ensinamos? 

O curso tem foco na prática projetual, construtiva e investigativa, em que as disciplinas teórico-conceituais se complementam por meio de atividades em oficina, propiciando a conexão entre teoria e prática, projeto e construção. Ao longo do ciclo de três semestres, será proposto e elaborado um projeto para a construção de uma estrutura temporária ou permanente, a ser desenvolvida durante as disciplinas de projeto estrutural, contemplando o seu projeto, fabricação e montagem. Será realizado o acompanhamento sistemático da produção dos alunos a partir de seminários específicos e trabalhos, que serão analisados e avaliados por diferentes professores ao longo do programa. Workshops em grupo incrementam o processo de investigação de sistemas e sua viabilidade construtiva. O trabalho individual de conclusão de curso completa o ciclo de avaliação do programa.

Informações gerais

Carga horária total 408 h/a
Forma de oferta Semestral/Presencial
Duração do curso 18 meses
Periodicidade quinzenal em finais de semana alternados, sextas-feiras e sábados
Horários sextas-feiras das 14:30 às 22:30 e sábados das 8:30 às 16:30
Previsão de início 06 de março de 2020
Local IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) – Av. Professor Almeida Prado, 532 – Prédio 56 – Térreo – Cidade Universitária – São Paulo / SP
Valor 24x de R$1.300

Objetivo Geral Fomentar a formação continuada de arquitetos, engenheiros, educadores e técnicos especialistas no uso da madeira na construção civil, de forma nobre e intensiva, com visão tecnológica contemporânea e industrializada.
Objetivo Específico Formar profissionais capazes de conceber, experimentar e construir projetos de edificações em madeira dentro de concepções contemporâneas.

Concepção do Programa O programa parte de um modelo de prática projetual, construtiva e investigativa onde as atividades em sala de aula, oficina e em estúdio se complementam para a compreensão das características únicas da madeira.

Público-Alvo Arquitetos graduados em Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado) e graduados em áreas afins como Engenharia e Design de produto.


Conteúdo programático

Disciplinas da área de História, Linguagem e Representação

01 Construção em madeira: perspectiva histórica global CH: 32h/a
Abordagem das dimensões culturais da arquitetura em madeira a partir de uma visão histórica global, destacando a diversidade, tradição, linguagem, permanência e impermanência das mais diversas obras em diferentes contextos. Abordagem associativa da evolução das tecnologias construtivas, de época e contemporânea. 

02 Perspectiva histórica e da produção atual no Brasil CH: 32h/a
Produção brasileira da arquitetura em madeira sob uma perspectiva histórica complementada por apresentações de projetos contemporâneos pelos seus autores ao longo de seminários seguidos de análises e discussão de processos. 

03 Meios de representação CH: 32h/a
Introdução às formas de representação gráfica e tridimensional específicas da linguagem de projetos em madeira, estabelecendo pontes entre croquis, esquema estrutural, projeto de arquitetura, projeto estrutural, produção e montagem. Serão produzidos desenhos relativos a todas as etapas citadas.


Disciplinas da área de Tecnologia de Projeto e Produção: Conceituação

04 Matéria prima: madeira como opção CH: 32h/a
Compreensão da matéria prima sobre diversos aspectos: propriedades físicas, mecânicas e anatômicas; origem e manejo florestal; preservação e proteção; tipos de usos por espécies e linguagem.

05 Meios de produção, industrialização, processos e componentes CH: 32h/a
Introdução às técnicas e procedimentos de produção, desde a análise da matéria prima até a montagem final. Cada etapa possui variáveis que dependem do projeto, do local da obra, de custos, de tecnologia disponível e outras, que serão apresentadas com exemplos e material de apoio, complementadas por visitas a indústrias.

06 TCBC: Tecnologias e processos Construtivos de Baixo Carbono CH: 32h/a
Ementa: Introdução aos conceitos, técnicas e procedimentos de análise de impacto ambiental e eficiência energética das construções através do estudo de Normas Técnicas e de ferramentas como a Análise do Ciclo de Vida.


Disciplinas da área de Tecnologia de Projeto e Produção: Aplicação 

07 Modelagem, protótipos e maquetes CH: 32h/a
A maquete é um instrumento fundamental de apoio ao projeto em madeira na medida em que a matéria prima é a mesma do produto final, aproximando o conceito da aplicação. Esta disciplina prevê a utilização das oficinas no desenvolvimento de modelos em diversas escalas com fins de experimentação e avaliação de produção, montagem e resistência dos materiais. Introdução a práticas de produção e fabricação digital com CNC e laser.

08 Conceitos estruturais em madeira: conexões e articulações CH: 40h/a
Disciplina introdutória ao pensamento projetual em madeira, através da análise de estruturas autoportantes em pequena escala, para a compreensão e aplicabilidade dos princípios estruturais abordados pelo curso. A exploração do diferencial de raciocínio projetual em estruturas de madeira está no uso mais apropriado das diversas alternativas de conexões entre elementos estruturais. Nesse módulo analisam-se também as propriedades das soluções tradicionais e das novas formas de conexão entre componentes construtivos em madeira, usando modelos customizados e componentes industrializados igualmente. Introdução à avaliação de comportamento digital de estruturas.

09 Projeto estrutural CH: 40h/a
Essencial para a compreensão dos sistemas estruturais e das escolhas projetuais esse módulo aborda os conceitos formadores das estruturas em madeira analisando resistência, arranjos, conectores e detalhes, análises gráficas (diagramas, símbolos, design, representação), componentes de projeto (pilares, vigas, elementos compostos, seções variáveis e cascas) e linguagem.

10 Projeto estrutural: introdução às estruturas complexas CH: 40h/a
Ementa: A arquitetura em madeira tem apresentado uma evolução tecnológica veloz, incorporando processos e recursos de concepção que são particulares e merecem análise dedicada. Esse módulo introduz algumas dessas tecnologias através de filmes, seminários e práticas com softwares e equipamentos complexos. Poderão ser desenvolvidos pequenos modelos conceituais em oficina.

11 Detalhes construtivos CH: 32h/a
Ementa: Análise e elaboração de detalhes, visando durabilidade, comportamento, resistência e adequação aos mais diversos processos construtivos. Detalhes construtivos de projetos abordados nos seminários sobre arquitetura brasileira, bem como detalhes construtivos sobre questões especiais como incêndio, isolamento acústico, proteção contra intempéries, etc.


Trabalho de Conclusão de Curso 12 Projeto Integrado CH: 32h/a
Estruturação e acompanhamento do trabalho de conclusão do curso. Metodologia científica. Parâmetros para o desenvolvimento de monografia sobre temática de interesse individual dos alunos.  

metodologia

O Curso de Especialização Lato Sensu “Arquitetura em Madeira: Projeto e Tecnologia” tem foco na prática projetual, construtiva e investigativa onde as disciplinas teórico-conceituais se complementam por meio de atividades em oficina propiciando a conexão entre teoria e prática, projeto e construção. Ao longo do ciclo de três semestres, será proposto e elaborado um projeto para a construção de uma estrutura temporária ou permanente, a ser desenvolvida durante as disciplinas de Projeto Estrutural, contemplando o seu projeto, fabricação e montagem.

processo seletivo

A seleção dos candidatos obedecerá às seguintes etapas:

a. Inscrição on-line no site (envio de dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato); A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso.

b. Análise documental;

c. Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;

d. Em caso de aprovação, matrícula on-line e pagamento; e. Entrega dos documentos. A coordenação do curso poderá realizar entrevistas individuais com os candidatos.

avaliação e frequencia

A média final para aprovação é 7,0 (sete). A avaliação é dada pela soma das notas disciplinares e pelo trabalho de conclusão. A aprovação tem que ser superior a sete em todas as disciplinas. A frequência mínima é de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total do curso.

trabalho de conclusão

Monografia ou projeto individual. O objetivo geral deste trabalho é o de demonstrar a capacidade de pesquisa teórica e prática, com ênfase no domínio da linguagem e do material específico, objeto do curso. Espera-se aderência ao conteúdo do curso e das metodologias propostas.

coordenação

Coordenador de Pós-Graduação Mônica Duarte Aprilanti
Coordenador Técnico Marcelo Aflalo
Coordenador IPT Ligia Ferrari Torella di Romagnano

corpo docente

Eduardo Pereira Gurian: Arquiteto, Mestre
Gil Mello: Arquiteto, Especialista
Guilherme Stamato: Engenheiro Civil, Doutor
Helio Olga de Souza Jr: Engenheiro Civil, Especialista
Ligia Ferrari Torella di Romagnano: Ecóloga, Mestre (IPT)
Marcelo Aflalo: Arquiteto, Especialista
Marcio Novaes Coelho Jr: Arquiteto, Doutor
Marcos de Oliveira Costa: Arquiteto, Mestre
Maria José de Andrade Casimiro Miranda: Administradora, Mestre (IPT)
Mônica Duarte Aprilanti: Arquiteta, Doutora
Pedro Henrique Martins Alves Pinto: Engenheiro Florestal (IPT)
Roberto Alfredo Pompéia: Arquiteto, Doutor
Roberto Novelli Fialho: Arquiteto, Doutor
Rodrigo Giorgi: Arquiteto, Especialista
Sérgio Brazolin: Biólogo, Doutor (IPT)
Takashi Yojo: Engenheiro Civil, Doutor (IPT)
Além de mais professores convidados e palestrantes ao longo do programa.