Evento

Tópicos do WCTE 2020

Os tópicos do WCTE são o foco do evento e cada anfitrião é incentivado a incluir o contexto local ao definir os tópicos. Com isso em mente, foram definidos sete temas, que serão apresentados por quatro dias durante agosto de 2020 em Santiago, Chile, onde especialistas de todo o mundo aprofundarão os diferentes aspectos da madeira como material de construção.

Os tópicos abordarão a madeira por diferentes disciplinas, como engenharia, construção, arquitetura, design e silvicultura, com foco no manejo sustentável das florestas, impacto da construção, inovação de processos e novos materiais de construção, entre outros assuntos.

Espera-se que a realização da conferência na América Latina tenha um grande impacto local, após o incentivo internacional ao uso da madeira como material de construção, de acordo com a agenda e o compromisso político de reduzir a pegada de carbono.

Os tópicos apresentados serão:

Floresta sustentável para produção de madeira

O manejo florestal sustentável deve manter o equilíbrio entre três pilares principais: ecológico, econômico e sociocultural. Conseguir isso beneficiaria a todos, desde a salvaguarda do modo de vida até a proteção da biodiversidade e dos ecossistemas, redução da pobreza rural e mitigação de alguns efeitos do aquecimento global, apoiados por cientistas que afirmaram que o manejo racional das florestas contribuirá para combater as mudanças climáticas. Por exemplo, 123 mudas de árvores cultivadas por dez anos podem absorver a pegada de carbono produzida por um carro durante um ano.

A implementação de estratégias florestais sustentáveis ​​é especialmente importante para os países em desenvolvimento, uma vez que os maiores volumes de emissões de carbono da floresta são produzidos no hemisfério sul. Isso se deve principalmente ao corte de florestas tropicais para obter renda com a venda da madeira e dar mais espaço para a agricultura.

Este assunto mostrará os modelos de crescimento preditivo; planejamento e desenvolvimento de produtos florestais; fabricação de produtos florestais sustentáveis ​​para a produção de madeira; produtos florestais certificados inovadores e a peculiaridade de florestas nativas, tropicais e de rápido crescimento.

Produtos e conexões de madeira

Uma das partes mais importantes das estruturas de madeira são suas conexões, que é um aspecto crítico e complexo que requer um design preciso e execução adequada. Existem tipos diferentes, mas todos têm o objetivo de dar continuidade ao esforço gerado na estrutura da maneira menos agressiva. Aqui será mostrado o manejo florestal sustentável para a produção de madeira; certificados de inovação de produtos florestais; a peculiaridade das florestas nativas, tropicais e de rápido crescimento.

Engenharia em madeira

Este assunto foi elaborado para conhecer a experiência de cientistas mundiais que estudam o processo industrial de produção de madeira e produtos de madeira e a avaliação dos impactos ambientais desse processo, como: códigos, práticas e nova padronização; proteção e desempenho contra incêndio; avanços no projeto sísmico e proteção de estruturas de madeira; estruturas híbridas e edifícios altos de madeira, ponte, grandes vãos e estruturas especiais, métodos para o design baseado em desempenho.

Arquitetura em madeira

A arte da arquitetura em madeira está mais viva do que nunca em um mundo em que os materiais tecnológicos dominam o mercado. As construções de madeira alcançaram um esplendor moderno com arquitetos e designers que decidiram correr o risco com este material tradicional, mas com técnicas renovadas que melhoram a construção,

Alguns dos possíveis assuntos abordados neste tópico são: Intervenção no estoque de construção; construindo física e construindo peles; ferramentas integradas para processos de design; reforma e teste não destrutivo de edifícios históricos; Patrimônio cultural dos edifícios tradicionais de madeira, métodos de projeto e construção para maior durabilidade.

Impacto no edifício e no ambiente


Todo trabalho de construção gera uma grande quantidade de desperdício ao refinar, colocar, polir e montar materiais de construção. Portanto, os danos ao meio ambiente continuarão por um longo tempo se as medidas apropriadas não forem tomadas.

Portanto, serão apresentadas sugestões que demonstrem melhorias no ambiente sustentável da construção residencial de madeira, como: qualidade interior, conforto e eficiência energética; metodologia de manutenção; pegada de carbono e ACV em construções de madeira, além de fornecer soluções para casas passivas e de energia zero.

Políticas, implementação e gerenciamento


Este tópico mostrará algumas políticas públicas que foram criadas para incentivar o uso de madeira em diferentes países e outras ferramentas que foram desenvolvidas para torná-la mais eficiente, como: ferramentas de construção em madeira (BIM) para co-design processos integrados; operações e gestão de edifícios de madeira; disposição de resíduos em construções de madeira.

Educação, promoção e tendências futuras


As tendências internacionais que posicionam este material como um dos mais utilizados, graças às suas características de eficiência energética, economia e velocidade. No Chile, a madeira está avançando e, graças à tecnologia incorporada no desenvolvimento de novos produtos, está sendo utilizada com melhores resultados e cobrindo novos mercados.

Novos desenvolvimentos na ciência da madeira, industrialização da construção em madeira, construção ambientalmente responsável. Educação e promoção da construção em madeira; desenvolvimento de novas habilidades profissionais e técnicas.

Casos de Estudo

Esta versão também incluiu o uso de Casos de Estudo em qualquer um dos sete tópicos, para que as desenvolvedores de conhecimento possam enviar suas impressões e compartilhar suas experiências com o resto da comunidade.