12
Dias
01
Horas
52
Minutos
52
Segundos

IV edición del Congreso Latinoamericano de Estructuras de Madera

data

18 a 20 de novembro de 2019

local

Montevideo, Uruguay

Evento

2019 marca os dez anos da primeira edição do evento, em Concepción, Chile. Esse congresso, pioneiro na América Latina, reúne acadêmicos, profissionais, técnicos e empresas do setor madeireiro, construindo uma base sólida que ao longo dos anos se transformou em trocas produtivas, abordagens comuns e desenvolvimento de estratégias entre os países da região. As edições subsequentes de 2017 em Junín (Argentina) e 2018 em San Carlos (Brasil) consolidaram-no como um fórum sinérgico.

Globalmente, as estruturas e a construção com madeira tiveram um progresso constante nos últimos anos, devido ao desenvolvimento de novos produtos, à disponibilidade de software de projeto e cálculo, mas principalmente devido à crescente preocupação com o cuidado do meio ambiente e economia de energia na produção de componentes.

Na América Latina, temos excelentes exemplos de desenvolvimento florestal sustentável, garantindo a disponibilidade deste recurso natural a longo prazo. A madeira é o único material estrutural que "é plantado e cultivado", sendo considerado nos países em desenvolvimento as tecnologias de construção em madeira como "o material do século XXI".

Nossa comunidade latino-americana não pode ignorar esse ponto de vista, e é por isso que o Uruguai, como anfitrião do CLEM 2019, se junta aos esforços do Chile, Argentina e Brasil para divulgar o estado da arte, compartilhar experiências e conhecimento.

Como nas edições anteriores, o CLEM 2019 combina contribuições científicas com sessões plenárias apresentadas por profissionais e acadêmicos de prestígio internacional.